recursos humano
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Ana Carolina D. Leopoldino – RA 6947450383 – Tecnologia em Recurso Humanos
Belanisia Lima da Silva –RA 6749376985 – Tecnologia em Recursos Humanos
Bruna Cristina Ferraresi – RA 7307555141 – Tecnologia em Recursos Humanos
Camila Nascimento Araujo – RA 6947459778 – Tecnologia em Recursos Humanos
Taboão da Serra / SP
2013
INTRODUÇÃO
A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém inicialmente, quando dos primeiros pensadores gregos, não se estabeleceu regras de conduta nas relações humanas, como atualmente se revela em códigos de ética profissionais, políticos ou empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais.
Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica, filosoficamente como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos.
Reflexões: Da ética Aristotélica Para A ética Na Sociedade Brasileira Atual
A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes.
Para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Pois, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons