Recursos hidricos
S. Prada(a), M.A. Gaspar (b), M.O. Silva (c), J.V. Cruz (d) , M. M. Portela (e) , G.R. Hora(f)
RESUMO Os recursos hídricos subterrâneos constituem a principal fonte de abastecimento na Madeira, ilha com cerca de 240 500 habitantes. A captação faz-se através de galerias, túneis, furos e do aproveitamento de nascentes. O volume anual de recursos subterrâneos consumido no abastecimento público, indústria, rega e produção de energia é de 185 000 000 m3. A recarga ocorre predominantemente nas zonas altas e planas da ilha. A parcela de recarga proveniente da chuva não é suficiente para manter as condições observadas no aquífero de base, sendo a recarga complementada por água proveniente dos nevoeiros retida pela vegetação. O modelo que melhor traduz a variação da precipitação com a altitude é uma regressão quadrática. O escoamento ocorrido na rede hidrográfica é consequência directa da precipitação mas também das reservas subterrâneas e do escoamento hipodérmico. O modelo hidrogeológico proposto para a ilha prevê a existência de aquíferos suspensos em altitude, relacionados com níveis impermeáveis; um aquífero de base com características distintas em função dos complexos vulcânicos; e aquíferos compartimentados por filões subverticais que atravessam intensamente o edifício vulcânico.
Palavras-Chave: Ilha da Madeira, precipitação, escoamento, escoamento à superfície do terreno, escoamento subterrâneo e hipodérmico, modelo hidrogeológico, hidrogeoquímica, recursos subterrâneos.
ABSTRACT Madeira is the largest island of the Madeira archipelago, with an area of 737 km2. The island was generated during Post-Miocene times until 6000-7000 years B.P. Groundwater resources are the main source of water supply for the 240 500 inhabitants of Madeira island. Groundwater exploitation is made by means of water galleries, tunnels, wells
(a) Departamento de Biologia e Centro de Estudos da Macaronésia da