Potencial elétrico
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III
RELATÓRIO 2: POTENCIAL ELÉTRICO
Aluna: Bianca Biazus
Santa Maria, RS, Brasil
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4 CONCLUSÃO 8 BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ao imaginar um campo elétrico entre duas placas paralelas e carregadas com sinais opostos e considerar uma carga elétrica puntiforme, inicialmente em repouso, sobre influência desse campo, sabe-se que independentemente do sinal da carga, esta se moverá. Como a carga entra em movimento até atingir a placa de sinal oposto ao seu, verifica-se que ela adquiriu energia cinética ao se movimentar. Por meio disto, nota-se que inicialmente a carga puntual possuía uma energia potencial. Esta é a energia potencial elétrica, cujo valor depende apenas da posição dessa carga no campo elétrico. A diferença de energia potencial elétrica entre pontos do campo elétrico é independente da trajetória da carga, ou seja, a força eletrostática é conservativa. A unidade de medida no SI para a energia potencial é o Joule.
Ep=K.Qqd
Ep = Energia potencial
K = Constante
Qq = d =Distância
A capacidade de realizar trabalho de um campo elétrico independentemente do valor da carga colocada neste campo. A medida dessa capacidade é o potencial elétrico. Esta é uma propriedade do campo em si, estando ou não presente um objeto carregado. Para obtê-lo em um ponto, coloca-se uma carga de prova no local desejado e mede-se a energia potencial elétrica dela.
U=-W∞f
U = Energia potencial elétrica
W∞f = Trabalho realizado pelo campo elétrico sobre a carga puntiforme quando ela se move do infinito até o ponto Essa energia potencial é proporcional ao valor da carga. Por isso, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante e chama-se potencial elétrico do local desejado. A unidade de medida no SI para o potencial é o volt (Joule/Coulomb).
V=-W∞fq0
V=