recursos financeiros da escola
- O objetivo desta unidade é analisar a importância do planejamento e da gestão financeira, democrática e transparente dos recursos que chegam à unidade escolar.
3.1 Recursos financeiros da escola e o Conselho Escolar: planejamento participativo e estabelecimento de prioridades
Para atingir os objetivos para os quais foi criada, a escola precisa, por meio dos atores nela envolvidos, planejar suas ações e estabelecer prioridades.
- A educação como a apropriação da cultura e a escola, enquanto locus privilegiado de produção sistematizada do saber.
- Administração dotada de um caráter eminentemente político-pedagógico.
- Mecanismos de participação para tornar a gestão financeira da instituição escolar mais democrática.
- O planejamento participativo visa estabelecer o que é prioritário para os atores envolvidos e constituir um ato de cidadania, possibilitando a definição da concepção de homem, de educação e de mundo com os quais a escola deve trabalhar.
Como implementar o planejamento participativo na escola e melhorar a aplicação de recursos financeiros?
- O Conselho Escolar e seu funcionamento efetivo propicia uma melhor aplicação dos recursos financeiros da escola, como também uma gestão mais transparente e democrática.
3.1.1 Programas federais e recursos para a escola
Um conjunto de programas, projetos e ações desenvolvidos, pelo Ministério da Educação, por meio das suas secretarias e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE visam não só apoiar a oferta da educação, direito de todos e dever do Estado, mas também a melhoria da qualidade educacional, em regime de colaboração com as redes de ensino em âmbito estadual e municipal.
- Abrangem diversas áreas e aspectos que contribuem direta e indiretamente para a formação dos alunos e dos professores em todos os níveis e modalidades
- Devem ser gerenciados direta ou indiretamente pela