Resenha Crítica
Manoel de Alencar Feitosa
Palavras-chave: recursos financeiros, gestão de autonomia, ética e racionalidade.
No módulo VI. Como gerenciar os recursos públicos? O artigo procura tecer considerações sobre como gerenciar os recursos financeiros, mostrando à possibilidade de se trabalhar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros destinados à escola, com segurança de acordo com os princípios de autonomia, ética e racionalidade administrativa.
Esta resenha , procura algumas considerações sobre como gerenciar os recursos financeiros. Primeiramente falaremos sobre as competências integradas de gestão da escola. Depois, abordaremos mais especificamente como elaborar planos de aplicação para gerenciar os recursos financeiros no cotidiano de sua escola, mostrando a possibilidade de se trabalhar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros destinados à escola, com segurança de acordo com os princípios de autonomia, ética e racionalidade administrativa.
As escolas são unidades administrativas que podem pertencer às estruturas diferenciadas, de acordo com a forma de governo ao qual estão veiculadas, em especial quanto à gestão de recursos financeiros.
É importante que o próprio gestor realize a gestão financeira numa atitude consciente e comprometida com a realidade escolar, e perceba a mesma como uma de suas competências. Para isso, deve seguir as etapas fundamentais da gestão financeira que são: Planejamento execução e prestação de contas. A escola pública é parte integrante do sistema de administração pública da educação e tem o dever de atender todas as obrigações legais, funcionais, operacionais e de ordem hierárquica que cabem a ela. Sendo ela, gestão pública e unidade executora, devem – se aplicar os princípios básicos da administração pública: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. É de