Yanca
Yanca Rezende Fontenele
Riscos dos reagentes das práticas experimentais 4 e 5
Nitrato de Cobre
O Cu(NO3)2 é irritante para o nariz e garganta. Pode queimar os olhos se entrar em contato com eles. Se inalado, causará tosse e dificuldade respiratória. E se for ingerido pode causar náusea, vomito, ou perda de consciência.
Nitrato de Ferro
O Fe(NO3)2 causa irritações na pele quando entra em contato, além de ser irritante também para os olhos. Se inalado deixa o individuo com dificuldades respiratórias. A sua ingestão também é bastante prejudicial.
Sulfato de Cobre
O CuSO4 mostra reações tóxicas nos seres humanos geralmente através da pele ou contato com os olhos e também pela inalação de seu pó. A ingestão dele nem sempre terá um efeito tóxico, já que o sulfato de cobre automaticamente induz vômito. Mas caso permaneça no estômago a pessoa ficará inconsciente.
Hidróxido de Amônio
O NH4OH se ingerido pode causar corrosão do esôfago e pode haver peritonite, que é uma inflamação do peritônio. A inalação causa irritação ao trato respiratório. Já o contato com a pele e olhos pode causar irritações graves e vermelhidão, além de causar dor.
Cromato de Potássio
O K2CrO4 é um forte irritante quando em contato com olhos e pele. A sua inalação irrita também o sistema respiratório e causa dificuldade na respiração do individuo. Se ingerido pode causar vômito ou perda de consciência.
Ácido Sulfúrico
O H2SO4 se entrar em contato com os olhos pode turvar a visão e até mesmo causar cegueira. O seu contato com a pele provoca vermelhidão e severas queimaduras. A ingestão pode causar queimaduras na boca, garganta e estômago, levando a morte. A inalação dessa substância pode chegar a causar até mesmo um edema pulmonar.
Hidróxido de Sódio
O NaOH ao entrar em contato com a pele pode provocar desde vermelhidão ate queimaduras graves, por ser bastante corrosivo. A inalação desta substancia pode provocar pneumonia química, dependendo do tempo