Recursos ambientais
Nome: Jéssica Melo de Oliveira
Energia dos oceanos
O que é?
A energia das ondas ou das marés provém do aproveitamento das ondas oceânicas, por isso, é considerada uma fonte de energia limpa que poderia representar um recurso contra a dependência dos combustíveis fósseis. É um tipo de energia não vendida comercialmente, mas é desenvolvida desde os anos 70 em países como Reino Unido, Noruega e Portugal e França.
Como funciona?
De modo físico, a energia das ondas é gerada a partir da energia cinética, ou seja, proveniente dos movimentos da água do mar que são provocados pela subida ou descida das marés. Em um dia intenso, há cerca de duas marés altas e duas marés baixas, resultado do movimento da Lua em torno da Terra e do movimento da Terra em torno do Sol.
Tipos de Energias Extraídas do Mar
← Energia do movimento das ondas; ← Energia das correntes marítimas e das marés; ← Energia da temperatura da água quente e fria; ← Energia da diferença de pressão entre água doce e salgada.
Energia do movimento das ondas
A energia extraída das ondas do mar é muito grande, chegando a ser melhor do que a extraídas através da maré. Seu potencial aumenta durante o inverno, o que as torna muito úteis para os países que consomem mais eletricidade nesta estação do ano. Os locais com melhor capitação deste recursos ficam na Europa Ocidental, América do Sul e do Norte, Austrália e África do Sul.
Energia das correntes marítimas e das marés
É o modo de geração de eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia mare motriz podem ser obtidas:
← energia cinética das correntes devido às marés; ← energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
Em qualquer local a superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés, a cada 12h e 25min.
Energia da