recursos ambientais
BENEFÍCIOS DO CALCÁRIO À AGRICULTURA E AO MEIO AMBIENTE
E importante ressaltar que o empreendimento de Calcário Agrícola e uma atividade mineraria mais ecológica do que prejudicial ao meio ambiente, pois o seu principal produto (o calcario agrícola), desde quando foi colocado no mercado, colaborou e colabora pelo impedimento do desmatamento que seria necessário para produzir a mesma quantidade do que hoje se produz pelos agricultores na falta deste insumo.
A área ocupada pela lavra resultante de 25 anos de atividade mineraria do empreendimento e desprezível, quando comparada com a área de mata preservada graças ao minério retirado desta lavra.
O calcario agrícola elimina a acidez da terra, a qual diminui a capacidade de absorção dos fertilizantes pelas raízes das plantas, ou seja, caso ele não fosse aplicado no solo ácido (solo predominantemente característico do cerrado), a produtividade agrícola no cerrado seria consideravelmente menor e a grande parte dos fertilizantes aplicados, não seria absorvidos pela planta, ficariam livres e seriam carregados por processo de lixiviação ate os cursos d’água vizinhos, alem de provocarem o aumento da acidez da terra.
Desta forma o empreendedor ao produzir o corretivo de solo a partir de rocha calcária, colabora consideravelmente com a pecuária e agricultura para o aumento da produção por hectare, tornando dispensável o desmatamento de novas áreas, que seria necessário para o atendimento ao crescente aumento da demanda por alimentos.
Além disso, o uso do corretivo reduz a necessidade de fertilizantes químicos, contribuindo para a manutenção da qualidade ambiental.
Finalmente, sabe-se que o calcario agrícola e uma fonte rica de cálcio e magnésio (elementos necessários a vida) e indispensável insumo para se atingir as atuais produtividades agrícolas em área de cerrado principalmente.
Caso ele não existisse, certamente hoje a agricultura estaria ocupando uma área