Recurso humanos
Márcia Aparecida de Campos Brito
Stephanie Edwirges Batista Lúcio
Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos dez anos teve um crescimento de 1.500 mi% na oferta desses cursos. Essa demanda cresceu, pois é uma graduação de curta duração ministrada dentro de uma linha especifica de conhecimento voltado principalmente para o mercado de trabalho.
O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistemas de informação de recursos humanos. Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individuais (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional. A primeira característica do profissional em Recursos Humanos é ser alguém engajado, que inspire credibilidade. A idéia da visão multidisciplinar surge quase em contraposição ao modelo fragmentado que até então as organizações adotavam, onde o papel do especialista era fundamental para que determinados setores funcionassem com eficiência. Os especialistas – por força da sua condição – desenvolveram um olhar verticalizado, o que, de certa forma, os impedia de enxergar para os lados, de compreender situações que não pertencessem exclusivamente ao seu mundo.
Nesse sentido, sua idéia de negócios e sua visão do processo se tornaram parciais. Hoje, em função da alta competitividade do mercado, das transformações no plano social, já não é suficiente – para os moldes modernos – o conhecimento parcial da empresa. O nível de envolvimento com a idéia do negócio pressupõe a compreensão do todo, o