recurso humanos
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras da organização. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização.
O processo de seleção é basicamente uma série de estudos de pessoal, pois contratar bons profissionais é um grande desafio.
O recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma seqüência de três fases, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de RH pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento a aplicar.
Daí, as três etapas: pesquisa interna das necessidades, pesquisa externa do mercado e definição das técnicas de recrutamento a utilizar, segue o planejamento do recrutamento com a finalidade de estruturar o sistema de trabalho a ser desenvolvido.
Pesquisa Interna
É uma verificação das necessidade da organização em relação às suas carências de pessoas, a curto, médio e longos prazos. O que a organização precisa de imediato e quais são seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento.
Esse levantamento interno não é esporádico ou ocasional, mas contínuo e constante, envolvendo todas as áreas e níveis da organização, para retratar suas necessidades de pessoal e perfil e características que esses novos participantes deverão possuir e oferecer.
Com base na entrevista feita na empresa, notamos que as organizações estão se aprimorando nas etapas de Recrutamento e Seleção.
Hoje existe várias fontes para a procura de novos talentos, mas a que tem sido essencial é a internet, lá encontra-se uma vasta informação sobre o objetivo de se recrutar um talento que vá suprir as necessidades da organização.
Estão seguindo as etapas de recrutar talentos voltados para as necessidades da empresa, seguindo a linha de estarem atentos aos candidatos que buscam por conhecimento, mas não deixando de dar uma importância os candidatos com experiências