Reaçoes Quimicas
Universidade de Caxias do Sul
Introdução Quando ocorre um fenômeno químico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias. Então, dizemos que ocorreu uma reação química. Todos os dias ocorrem reações químicas, não só ao nosso redor, mas também no nosso organismo, de tal maneira que se pode dizer que a manutenção da vida depende de uma série de reações. Algumas delas são muito comuns: como a formação de ferrugem, a combustão de um palito de fósforo etc. Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema, como mudança de cor, desprendimento de gás, aparecimento de sólidos, aparecimento de chama ou luminosidade.
Objetivo
Através de experimentos, detectar os diversos tipos de reações e classificá-las conforme sua representação.
Procedimentos experimentais
No primeiro experimento pegamos um tubo de ensaio e após adicionamos duas limalhas.
No segundo procedimento pegamos um tubo de ensaio e adicionamos 10 gotas de solução de sulfato de cobre e após adicionamos 10 gotas de uma solução de hidróxido de sódio 1 mol/L.
No terceiro experimento pegamos um tubo de ensaio e colocamos 10 gotas de uma solução de água de cal e após com o auxílio de um canudinho assopramos dentro da solução.
No quarto procedimento queimamos uma tira de magnésio com o auxílio de uma pinça e recolhemos o produto resultante em uma cápsula de porcelana. Em seguida adicionamos 2 mL de água e agitamos com o bastão de vidro para homogeneizar e após adicionamos uma gota de fenolftaleína.
No quinto procedimento pegamos um tubo de ensaio e colocamos um pedaço de bombril e após adicionamos uma solução de CuSO4.
No sexto experimento pegamos um tubo de ensaio e colocamos 10 gotas de uma solução de HCl 6 mol/L. Em seguida adicionamos uma ponta de espátula de carbonato de cálcio.
No sétimo procedimento pegamos um tubo de ensaio e colocamos 10 gotas de