Recurso humanos motivação
As primeiras abordagens para explicar a liderança sustentava que os líderes não eram produzidos, mas já nasciam líderes. Porém, mais tarde pesquisadores influenciados por escolas de pensamento comportamentalista descartaram essa ideia, sugerindo ao contrario, que muitas características associadas à liderança efetiva podiam ser adquiridas. Dessa forma, buscamos compreender a liderança, como ação do indivíduo para mobilizar as pessoas inseridas em um contexto histórico e social. De um lado esta a situação social e dentro desta se acha o indivíduo que é líder que, com sua ação, encarna a própria situação. Em certas ocasiões, alguém, com consciência de líder, captam os objetivos comuns a todos e o traduz, num discurso próprio, que ele determina apresentar ao grupo para ser seguido. Se for ou não ouvido e seguido, tudo vai depender da sua comunicação com a massa, do contato social que poderá ocorrer e da sua credibilidade.
Liderança Carismática:
Os líderes carismáticos percebem as imperfeições de uma situação e busca incansavelmente mudar estas imperfeições, esse sentimento de total insatisfação com a realidade vigente provém de uma energia que domina o líder carismático em busca de novas oportunidades.
Outra característica de líder carismático, que está diretamente vinculada ao seu senso de oportunismo, é a capacidade de sanar falhas e motivar mudanças por meio de sua visão estratégica. Esta visão vem clarear os caminhos obscuros que vivemos em certas ocasiões. O líder não introduz apenas uma forma de visualizar o futuro, mas ensinam novas maneiras de agir, de abordar e de tratar os problemas. Isto traz à tona outra característica do líder carismático que é a quebra constante do convencionalismo. Tradições, valores e normas são desafiados para que mudanças possam ser implantadas a todo instante.
Não há liderança sem um processo comunicativo bem montado e eficaz. Comunicar-se não é só falar, emitir mensagens. Não há comunicação eficaz