Recrutamento e seleção
Jennifer Araujo
Professor-Tutor Externo Pablo Bes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração ADG/0257 – Prática do Módulo I
08/11/2012
RESUMO
Este trabalho irá abordar o tema recrutar, convocando candidatos, interna ou externamente, ou conjuntamente ao preenchimento de determinada vaga. Para tanto, existem os veículos pertinentes tais como cartaz, Intranet, jornal, agência de emprego entre outros. Outra situação é selecionar os profissionais recrutados, empregando a técnica da entrevista, por exemplo. Em ambos os casos, tanto no recrutamento quanto na seleção, é fundamental que se considere a qualidade ao longo de cada processo, pois, esse é o convite à pessoa que integrará a equipe da organização, vindo a contribuir ou não, conforme a sua competência, aprendizagem e vontade pessoal. Portanto, vale a pena dar atenção à entrada, a fim de evitar eventual saída. Quanto maior a avaliação anterior, tanto menor tende a ser a manutenção posterior. Fica evidente cada vez mais que a informação e a qualificação formam um elo de competitividade dentro de qualquer organização, selecionando quem possui características adequadas para completar a vaga designada.
Palavras-chave: Recrutamento e seleção.
1. INTRODUÇÃO
Ao classificar as pessoas como ponto de partida de sucesso de toda organização, é fundamental conhecer e se aprofundar dos processos de ingresso, saber como utilizar as inúmeras ferramentas e os instrumentos para poder encontrar e adequar a pessoa certa ao lugar certo, utilizando métodos, instrumentos e técnicas atuais e eficazes para cada tipo de organização e principalmente para cada função ou vaga a ser preenchida contando com o auxílio de um profissional qualificado para atuar nesta área.
O recrutamento, se refere a forma de como buscar a mão-de-obra que é necessária no mercado de trabalho através de várias ferramentas como anúncios em jornais, revistas,