recrutamento e seleção
O processo de recrutamento é fator predominante para o sucesso da contratação de um profissional para a área comercial. É nesta etapa que a empresa consegue cooptar no mercado os melhores candidatos de acordo com o perfil da vaga oferecida. O recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento de entrada, portando, uma atividade positiva e convidativa. O objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria prima básica: O candidato.
Toda decisão de contratação está baseada na melhor escolha dos aspirantes ao cargo. Muitas empresas economizam tempo ou dinheiro nesta etapa acreditando que desta forma estejam fazendo uma redução de custos, esquecendo, porém, que nenhuma empresa busca um colaborador que permaneça curto prazo temporal ou que seja ineficiente em suas funções. Contudo, se a forma de recrutamento destes candidatos for inadequada todo o restante do processo seletivo estará comprometido e pode tornar-se ineficaz.
Antes de uma empresa ofertar sua vaga ao mercado uma série de estudos antecede esta tarefa. O Planejamento dos Recursos Humanos é a atividade que deriva dos planos da organização e visa saber qual o direcionamento da empresa, de que negócios pretendem participar e qual o crescimento esperado futuro.
O processo de recrutamento normalmente segue os passos a seguir:
- Solicitação da área comercial: Quem dá o inicio do processo de recrutamento são os gerentes ou supervisores comerciais no momento que, percebendo a necessidade de preenchimento do cargo, aciona o setor responsável para a abertura do recrutamento. Esta necessidade pode ser gerada tanto pela saída de um colaborador do setor, por motivo de promoção, demissão, aposentadoria e outras causas ou pelo surgimento de uma nova demanda de recursos humanos.
- Aprovação da Diretoria: Quando se trata de reposição pela saída de um profissional de vendas esta etapa pode ser dispensada, mas