recrutamento e seleção
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CARLA MARIA DE ABREU PEREIRA
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Orientador: Professor Paulo Cesar Pereira
SÃO PAULO
2014
2
SUMÁRIO
1.
Introdução
03
2.
Recrutamento de pessoas
04
3.
Seleção de pessoas
12
4.
Referências Bibliográficas
24
3
1.
INTRODUÇÃO
Atuando em um cenário de constantes mudanças, as organizações estão percebendo que o diferencial da competitividade é o seu capital intelectual, conhecimento da força de trabalho integrado às práticas de gestão transformandoo em competência organizacional. Isso somente é possível para as organizações que estimulam e investem no desenvolvimento dos seus colaboradores e criam oportunidades para o seu crescimento profissional.
Pessoas e organizações convivem em um interminável processo dialético, estão juntas em um continuo e interativo processo de atrair uns aos outros. Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam, as organizações procuram pessoas e obtém informações a respeito delas para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não.
Para CASTRO (1995), a comparação das características individuais com o propósito de escolher a pessoa mais adequada para exercer determinado cargo, função ou atividade, não é privilégio do século XX. Segundo o autor o filosofo grego
Platão que viveu de 428-348A.c., já sugeria uma série de testes para a escolha de guardiões, mais indicados para a sua república ideal (RIBEIRO; BÍSCOLI, 2009).
Verifica-se então, que desde a antiguidade, as pessoas já detinham a preocupação de escolher a pessoa certa para o lugar certo, fazendo comparações de características individuais, caracterizando de uma certa forma recrutamento e seleção de pessoas.
O recrutamento e a seleção de pessoal devem ser visualizado como duas fases de um mesmo processo: a introdução de recursos humanos na organização.
A tarefa básica da seleção é a