Recrutamento e seleção
As fontes de recrutamento são as áreas do mercado de recursos humanos exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Em outros termos, o mercado de recursos humanos apresenta fontes de RH diversificadas que devem ser diagnosticadas e localizadas pela empresa, que passa a influenciá-las, através de uma multiplicidade de técnicas de recrutamento, visando atrair candidatos para atender às suas necessidades.
São dois os tipos de recrutamento: o externo e o interno.
O recrutamento externo aborda candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras empresas, tendo como conseqüência uma entrada de RH. O recrutamento interno aborda candidatos reais ou potenciais aplicados na própria empresa, e sua conseqüência é o processamento interno de RH.
2.4.2 Recrutamento externo
O recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora da organização. Havendo uma vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, candidatos disponíveis no mercado de trabalho.
Trata-se de escolher os meios mais adequados para chegar até o candidato desejado onde quer que ele esteja, e por meio da divulgação fazer com que ele se sinta atraído pela oportunidade candidatando-se para a vaga proposta pela organização. Os meios mais comuns utilizados pelas empresas são anúncios em jornais, internet, revistas especializadas e agências de recrutamento. A idéia principal de uma divulgação é captar o máximo de currículos possíveis para uma determinada vaga. Para que isso aconteça o anúncio deve atender as necessidades de cada candidato, atingindo suas expectativas na busca do seu novo emprego.
Os anúncios devem ser elaborados com o máximo de cuidado, pois além de ser o “vendedor” da sua oportunidade não se deve conter nenhum requisito preconceituoso, como distinção de cor, raça, ou religião. As exigências de “boa aparência” ou idade também não devem ser divulgadas, apesar de ser utilizado como critério por algumas organizações na hora de