Recrutamento e Seleção
Recrutamento Interno: Acontece dentro da empresa. Ele costuma envolver: Transferências, Promoções, Promoções com transferências, Programas de Desenvolvimento Pessoal e Plano de Carreira. O recrutamento dentro da empresa evita despesas com anúncios, honorários com agências de emprego, etc.
Recrutamento Externo: Acontece fora da empresa. A empresa traz “sangue novo” e experiências novas, mantendo-se atualizada em relação às práticas adotadas pelas demais organizações. No entanto, é um processo mais caro, pois envolve despesas com anúncios, honorários de agencias de recrutamento etc. São fontes de Recrutamento Externo: Cadastro de Currículos, Anuncio de jornal, Cartazes e panfletos, Agencia de empregos, etc.
SELEÇÃO é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha, entre os candidatos recrutados, dos mais adequados aos cargos existentes, com o objetivo de manter ou aumentar, tanto a produtividade quanto os resultados. Visa proporcionar a adequação do homem ao cargo e a eficiência do homem no cargo.
Enquanto o RECRUTAMENTO é um processo de coleta de informações, a SELEÇÃO é um processo de comparação e decisão:
Comparação entre: requisitos que o cargo exige de seu ocupante; e perfil das características dos candidatos.
Decisão: situação em que é feita a escolha final pelo requisitante.
Recrutamento - atrair candidatos para ocupar um cargo na empresa.
Principais técnicas de recrutamento:
* anúncios em jornais e revistas;
* agências de recrutamento;
* contatos com escolas, universidades e agremiações;
* cartazes ou anúncios em locais visíveis;
* apresentação de candidatos por indicação por empregados;
*