Recrutamento e seleção
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Seleção é a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização (CHIAVENATO, 2004).
Recrutamento procura candidatos para ocupar vagas existentes, enquanto a seleção identifica o candidato mais qualificado entre aqueles recrutados. A seleção não cria bons candidatos às vagas apenas os identifica entre os recrutados. Se não existem bons candidatos às vagas é porque o recrutamento foi falho. Portanto, não existirá seleção se não houver candidatos recrutados e será tanto melhor a seleção quanto mais eficaz for o processo de recrutamento (PONTES, 2008).
Seguindo o que Chiavenato e Pontes nos definem, entendemos que tanto o recrutamento quanto a seleção necessitam um do outro para chegarem a eficácia da admissão de uma pessoa ao cargo que procuram ocupar, pois seguem um processo de várias etapas.
Podemos perceber que na busca por profissionais qualificados para o mercado de trabalho pode-se encontrar um certo abismo entre o cargo que exige determinadas qualificações e as pessoas que querem um emprego mas que não possuem as qualificações necessárias para ocupá-lo. Nisto se sobressaem aqueles que investem em se qualificar para alcançarem suas metas e, o setor de recrutamento e seleção, está em busca justamente destes profissionais.
CAPÍTULO II 2 - REVISÃO MULTIDISCIPLINAR
2.1 - Empreendedorismo. Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam á transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso (SCHUMPETER, 2008)
O empreendedor é aquele que faz as coisas