recrutamento e seleção
1
RESUMO: As pessoas constituem o principal ativo da organização. Com isso surgiu à necessidade de transformar as organizações mais conscientes e atentas a seus colaboradores. As organizações bem-sucedidas perceberam que as pessoas devem ser como parceiros, e como parceiros as pessoas investem conhecimentos e esforços, para obter retorno. O processo de recrutamento vem para identificar os profissionais que tenham qualificações desejadas para agregar a valor a organização.
Palavra-Chave: Recrutamento, pessoas, organizações.
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de entender melhor o processo de recrutamento de pessoas para a organização, foi desenvolvido esse artigo. Agregar valor a empresa, significa selecionar candidatos corretos aos cargos disponíveis, mas pra isso a organização necessita de comunicação e divulgação de suas oportunidades, para poder alcançar pessoas que tenham características desejadas.
O recrutamento atrai pessoas capacitadas para as vagas oferecidas, mas os candidatos devem seguir exigências fornecidas nos meios de divulgação. “[...] Trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas.” (RIBEIRO, 2005, p. 52).
2. Mercado de Trabalho As organizações dependem diretamente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes e construir a competitividade no mercado e alcançar seus objetivos. O mercado de trabalho tem uma relação de troca, onde pessoas que fornecem criatividade, talento e comprometimento e o mercado oferece as oportunidades de trabalho. A pessoa deve ter consciência que ela deve ter o conhecimento e a solução de problemas para obter uma melhoria contínua do trabalho dentro da organização. “O mercado de trabalho é constituído por relações complexas entre pessoas que ofertam sua capacidade de trabalho e organizações que oferecem oportunidades de trabalho.”