RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O processo de seleção é constituído por etapas com finalidade de levar à contratação de candidatos recrutados.
As etapas apresentadas tendem a variar em cada empresa; ao término de cada uma delas, gerar-se-á a decisão por parte da empresa, do candidato ou de ambos de passar para a etapa seguinte, ou a de não prosseguir o processo de seleção. Ao final de cada etapa, poder-se-á gerar ainda a decisão de possível mudança no candidato para outro cargo da organização.
O processo de seleção inicia-se geralmente por uma triagem entre os candidatos recrutados. Esta normalmente é realizada por uma entrevista rápida e/ou análise do currículo ou ficha de inscrição do candidato. A triagem tem como finalidade verificar, em termos gerais, se o candidato possui os requisitos exigidos pelo cargo e se as condições oferecidas pela empresa poderão satisfazê-lo.
Na segunda fase, são aplicados testes e conhecimento exigidos pelo cargo e/ou psicológicos. Essa etapa não é comumente realizada por todas as empresas. Algumas não aplicam nenhum teste, outras não aplicam os de conhecimento e outras, anda, não aplicam testes psicológicos. Também é comum a não aplicação de testes de seleção para alguns cargos executivos.
A próxima etapa do processo de seleção são as entrevistas. A entrevista que denomina entrevista de seleção é realizada pela área de Recursos Humanos. É profunda e visa averiguar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato ao cargo. É comum, também, quando a área possui psicólogos em seu quadro de pessoal, a realização da entrevista psicológica. Com base nos dados obtidos nessa entrevista e nos testes, são selecionados alguns poucos candidatos, geralmente dois ou três, que são encaminhados para uma entrevista na área requisitante, que denomina-se entrevista técnica.
A entrevista técnica é conduzida pelo requisitante, visa verificar com profundidade se o candidato possui a qualificação necessária para a ocupação do cargo aberto,