Recrutamento e seleção
Prof. J. Eduardo A. Ferreira
MERCADO, PERFIL DE CARGO E O PLANEJAMENTO DA MÃO DE OBRA Suprimento de mão de obra
Profº.: José Eduardo DE a. Ferreira
Objetivo da disciplina: delinear, em linhas gerais, o processo de suprimento de mão de obra, enquanto subsistema da área de recursos humanos.
Discutir através da leitura científica acadêmica sobre um dos principais subsistemas da área de recursos humanos: a provisão de pessoas.
“O que é Recrutamento”
[pic] Chiavenato (2002), “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.
Consiste num sistema de informação, por meio do qual a organização (empresa), divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos recursos humanos de uma organização.
O recrutamento constitui o elo entre a empresa e o mercado de trabalho.
Vale ressaltar que, infelizmente, muitas empresas não lhe atribuem sua devida importância, amargurando perdas financeiras, de recursos, físicos e humanos, com processos ineficazes. Agem dessa forma por acreditarem que a provisão de pessoas é uma tarefa simples e para a qual não devem direcionar muito tempo nem recursos financeiros. Grave erro! Gostaríamos de alertá-los que o processo de suprimento de mão de obra é comumente conhecido como recrutamento e seleção. Portanto, utilizaremos esta última denominação, inclusive por se tratar da nomenclatura habitual nos livros acadêmicos.
Os processos de recrutamento e seleção são complementares e fazem parte de um todo interligado. Recrutar significa, em linhas gerais, atrair candidatos em potencial para a empresa. Já selecionar significa, também em linhas gerais, avaliar se tais candidatos atendem ao perfil definido pela empresa, bem como ao perfil do cargo para o qual