Intel lança novos pentium ivy bridge
A Intel está aumentando a sua linha de processadores Ivy Bridge voltado para os consumidores com orçamento mais apertado. Além da chegada de novos modelos de Core i3 para desktops, a empresa lançou novos processadores Pentium manufaturados na arquitetura de 22 nm e sobre o soquete LGA 1155.
O Pentium G2100T roda com clock padrão de 2,6 GHz e tem dois núcleos. Simples, o processador oferece apenas 3 MB de cache em L3. O modelo tem, também, uma iGPU que roda a 650 MHz e pode acelerar a 1050 MHz em casos de alta demanda. O processador dissipa apenas 35 watts e pode ser encontrado na Europa por 75 euros, o equivalente a R$ 192 no câmbio de 6/9. O outro modelo é o G2120, que oferece a mesma gama de recursos do anterior. A diferença é o clock maior, 3,1 GHz, e a dissipação de 55 watts.
Com essa iniciativa de lançar processadores mais baratos na sua arquitetura mais avançada, a Intel torna a plataforma Ivy Bridge e o soquete LGA 1155 mais atraente ao consumidor. Contudo, vale lembrar, espera-se que a próxima arquitetura, a Haswell, introduza, já em 2013, um novo padrão de soquetes.
Por conta disso, caso o consumidor pretenda fazer upgrades, investir muito em uma placa-mãe com o soquete para processadores Ivy Bridge pode não ser uma solução financeiramente saudável no curto prazo. Há o risco de obsolência dos componentes em menos de um ano e, também, a limitação da margem de upgrades aos lançamentos de processadores Ivy