Recrutamento e seleção
Técnicas de Recrutamento e Seleção
1° Bimestre – 3º Semestre
Prof° Sandirena de Souza Nery
O PROCESSO DE SELEÇÃO
A maioria dos autores escreve que seleção é o processo de escolha de candidatos entre aqueles recrutados. Chiavenato diz que, ‘é a escolha do homem certo para o cargo certo, ou mais amplamente, entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados ao cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal’. (Chiavenato,IDALBERTO. GESTÃO DE PESSOAS. editora CAMPUS)
Sendo assim um candidato que não passou em processo seletivo, poderá ser usado em outra eventual área de acordo com o perfil e a necessidade da empresa.
Barros, afirma que, ‘seleção é o processo pelo qual são escolhidas as pessoas adaptadas a uma determinada ocupação ou esquema operacional’ (Santos, OSWALDO DE BARROS, Psicologia aplicada à orientação e seleção de pessoal, SÃO PAULO, livr. Pioneira edição.1985).
A verdade é que apesar de similaridades entre as conceituações de vários autores, ela é muito unilateral deixando às vezes de lado uma informação muito importante, que é as características pessoais. Por isso a definição de seleção por parte de Lobos é a que eu mais concordo.
‘O processo de administração de recursos humanos, por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidade) e de suas motivações’.(Lobos, JÚLIO A, Administração de Recursos Humanos,SÃO
PAULO,Atlas,1979.)
Apesar de variar de empresa a empresa todo processo de seleção é feito por etapas com a finalidade de levar à contratação de candidatos qualificados.
Após o termino de cada etapa gera-se na empresa a decisão de qual ou ambos candidatos passam para a próxima etapa ou não do processo de seleção, também poderá gerar a