Algas
As algas são organismos autótrofos e fotossintetizantes que diferem das plantas por não formarem tecidos nem órgãos ordenados, ou seja, não apresentam uma estrutura dividida em raiz, caule e folhas. Podem ser unicelulares ou pluricelulares.
O corpo de uma alga multicelular é chamado de talo. As algas habitam ambientes terrestres úmidos ou meios aquáticos, de água doce ou salgada. Embora muitas vezes microscópicas, elas possuem grande importância ecológica e econômica, pois estão presente em vários produtos utilizados pelo homem.
ALGAS – CARACTERÍSTICAS GERAIS
As algas são organismos pertencentes ao reino vegetal que compreendem um grupo muito diverso de organismos fotossintetizadores.São classificadas como talófitas,isto é, plantas inferiores, por apresentarem uma estrutura simples não vascularizada com ausência de raiz,caule e folhas.Suas estruturas reprodutivas são desprotegidas (Crytogâmia),produtoras de esporos e desprovidas de sementes e flores.As algas podem ser procarióticas ou eucarióticas,pluricelulares ou unicelulares,apresentando similaridade em muitos aspectos comuns com as plantas superiores,como por exemplo a composição de seus carboidratos de reserva,proteínas e pigmentos fotossintéticos. Possuem a clorofila “a” como seu pigmento fotossintético primário.Outros tipos de clorofila, como os carotenóides (-caroteno e fucoxantina), a ficocianina e a ficoeritrina apresentam uma distribuição mais limitada nas algas,funcionando como pigmentos acessórios.As algas apresentam uma ampla distribuição ambientais da Terra,desde solos férteis a desertos quentes e frios.Entretanto, são nos ambientes aquáticos, tanto marinho quanto em águas continentais, que encontramos maior prevalência das microalgas.Nos ambientes aquáticos as algas desempenham um papel central na base da cadeia alimentar,na qual funcionam com produtores primários,produzindo matéria orgânica e dióxido de carbono,além de servirem como fonte de oxigênio,necessários para o