RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Trabalho solicitado pela professora Ana Cecília da disciplina de Métodos e técnicas de pesquisa com a finalidade de obtenção de nota, do curso de Administração Hospitalar.
GARANHUNS-PE
2014
Atualmente vem aumentando a procura por pessoas eficazes e ágil, que tenham capacidade para aumentar as possibilidade de vida das empresas, fazendo com que alcance o sucesso. Porém, há todo um processo até que a empresa chegue ao sucesso, e faz parte desse processo fazer com que as pessoas trabalhem de forma correta e tenham de certa forma uma atração pelo que faz. Pois é através de pessoas que as mesmas conseguem os objetivos organizacionais.
Para Chiavenato (1991) a seleção de recursos humanos pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. O autor salienta ainda que a seleção vise solucionar dois problemas básicos: (1) Adequação do homem ao cargo; e (2) Eficiência do homem no cargo. É de extrema importância a seleção de pessoas, que tem como principal objetivo contratar os melhores dentre os candidatos, um processo pelo qual se faz a escolha dos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo. As áreas de recursos humanos nos dias de hoje procuram pessoas com habilidades e atitudes muito especificas em relação as necessidades das empresas, além disso exige competência técnica de seus respectivos candidatos. Hoje o profissional de recursos humanos é obrigado a interagir com o solicitante da vaga para entender a complexidade da mesma, do contrário esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.
O processo de seleção de pessoas não é nada fácil. Selecionar pessoas é comparar seres completamente diferentes, com atitudes diferentes, com