Recrutamento e seleção de pessoas
Recrutar e selecionar é um desafio. Escolher o Ser Humano que ocupará um cargo é responsabilidade, e uma tarefa fascinante.
Desvendar algo mais, uma postura, uma forma de olhar, o falar. Quanto mistério!
A proposta deste trabalho é mostrar caminhos a serem seguidos para conhecer um pouco mais do ser humano, buscar suas competências e habilidades, identificando talentos.
O recrutamento atrai candidatos à sua organização. A seleção é a escolha do talento que ocupará a vaga. Existem formas diferenciadas para o recrutamento, e etapas para a seleção, que serão apresentadas aqui.
2 RECRUTAMENTO
2.1 DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização.
As organizações escolhem pessoas. E as pessoas escolhem onde querem trabalhar. É uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores e circunstâncias.
Infelizmente são poucas as pessoas que escolhem o local onde querem trabalhar, é o mercado que dita as normas.
O papel do recrutamento é divulgar no mercado as oportunidades que a organização oferece atraindo candidatos. O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de RH.
2.2 RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO
O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização – isto é, funcionários – para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no mercado de recursos humanos, portanto fora da organização, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal.
[pic]
3 RECRUTAMENTO INTERNO
O recrutamento interno funciona através de oferta de promoções (cargos mais elevados, e, portanto, mais complexos, mas dentro da mesma área de atividades da pessoa) e de transferências (cargos de mesmo nível, mas que envolvam outras habilidades e conhecimentos da pessoa e que estejam