RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a Administração de Recursos Humanos vem cada vez mais inovando e se aperfeiçoando em determinados setores, sendo assim o tema abordado nesta pesquisa é o Recrutamento e Seleção, no qual exerce um papel importantíssimo nas Organizações.
Iremos perceber que o processo de como é feito nas Organizações e como é visto pelo mercado atual, poderemos identificar que todos os conceitos de Ford,
Fayol e Elton Mayo, ao decorrer dos anos vem sendo aperfeiçoado e inovando, trazendo melhores e mais eficazes processos dentro das organizações.
Ao decorrer desta pesquisa será detalhado todo o contexto referente ao
Recrutamento e Seleção.
5
1. ORIGEM DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Idalberto Chiavenato é o autor brasileiro a área de Administração de
Empresas e Recursos Humanos, tendo seus livros utilizados por administradores no
Brasil, países da América Latina, Portugal, Espanha e países africanos de língua portuguesa, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores conceitos administrativos aplicados às organizações bem-sucedidas. É um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e
Recursos Humanos.
6
2. O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Muitos consideram o recrutamento como uma forma de encontrar e atrair candidatos para uma determinada empresa.
Segundo Silva (2002) o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada de atenção, uma atividade positiva e convidativa. O objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica que são os candidatos.
Seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão de filtragem de candidatos, é totalmente restrita. O objetivo da seleção é escolher entre os candidatos recrutados aqueles que tenham maiores chances de desempenhar a vaga pretendida.
O Recrutamento e Seleção de Recursos