Recrutamento e seleção de pessoal - claretiano
TRABALHO DE PORTFÓLIO
DISCIPLINA: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Ruben Antunes Lopes Fonseca
SELEÇÃO DE PESSOAL
BELO HORIZONTE - MG
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
TRABALHO DE PORTFÓLIO
DISCIPLINA: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
CURSO: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Ruben Antunes Lopes Fonseca
Trabalho como requisito avaliativo da disciplina de Recrutamento e Seleção de Pessoal. Orientado pelo professor Antônio Marcelo Brandão.
BELO HORIZONTE - MG
2012
Unidade 2 – Seleção de Pessoal
“A maioria das pessoas concorda que o recrutamento interno como política de seleção de candidatos traz vantagens para o empregado e o empregador. Mas o sucesso dessa política depende da política de treinamento da organização. Você concorda ou discorda com esta afirmação? Argumente sua resposta, que deverá ter no mínimo uma página, e poste-a no Portfólio.”
Concordo plenamente. A necessidade do início de um processo de recrutamento se dá essencialmente para a composição do quadro funcional de uma organização. Quando se dá início a um processo de recrutamento, cabe ao responsável avaliar todas as tarefas, obrigações e responsabilidades que serão exigidos pelo cargo. Um segundo parâmetro a ser estudado está relacionado com o perfil que o candidato deve possuir, ou seja, quais as habilidades, vivências e conhecimentos que o aspirante deve ter. É exatamente nesse ponto que a política de treinamentos de uma organização se faz importante ao recrutamento interno. Um programa bem estruturado deve ser utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, deverão atender as expectativas das empresas e construir equipes preparadas e