Gestão ambiental
Diamante do Norte-PR
Apresentação estação ecológica
Unidade de Conservação (UC), é uma porção do território nacional ou de suas águas marinhas que é instituída pelo poder público municipal, estadual ou federal, como área sob regime especial de administração. Isso se dá pelo reconhecimento desta área possuir características naturais relevantes, à qual se aplicam garantias de proteção de seus atributos ambientais. As unidades de Conservação esta dividida em dois grupos, as de Desenvolvimento Sustentável e de Proteção Integral.
As Unidades de Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, conciliando a presença humana nas áreas protegidas. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na própria Lei. Dentro desses dois grupos estão inseridos as categorias de UCs. Para as de uso sustentável são: Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna e Reserva Particular do Patrimônio Natural. Nas áreas de Proteção Integral estão: As Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Parques Nacionais, Monumentos Naturais e Refugio da Vida Silvestre.
A qual vamos fazer referência neste relatório e a Estação Ecológica, que como já foi apresentado faz parte do grupo de Unidade de Proteção Integral. A Estação Ecológica tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas. Nessas unidades, é proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico, e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão