Recrutamento e seleção com a inclusão com deficientes intelectuais
Conceito e Objetivos Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O mesmo autor diz que a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.
Conceitos e Objetivos Chiavenato (2006) considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. A antiga Administração de Recursos Humanos (RH) cedeu lugar a uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Nessa nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. São os novos parceiros da organização.
Perfil da Vaga A organização tendo a necessidade de preencher uma vaga existente é necessário que haja etapas preliminares para o preenchimento desta vaga como, por exemplo, a definição de perfil do cargo ou função e o perfil do candidato solicitado que deverá preencher esta vaga em aberto. Os perfis devem estar alinhados, tendo vista a minimização de erro da escolha. Sendo assim apresentar-se-á conceitos para se ter a real ideia do que venha a ser recrutamento. Nesta atividade proposta, nosso foco será o Gestor de Nível Tático:
Os Gerentes
Perfil da Vaga A existência de Vaga em aberto a ser preenchida, o RH, juntamente com o Gestores do nível Estratégico fazem o levantamento de sua característica, como: cargo, quantidade, sexo, experiência, escolaridade, idiomas, habilidades técnicas, habilidades comportamentais, horários de trabalho, período, entre