Recrutamento e seleçao
Passo1
A cada dia o mundo está mais complexo, as organizações vêm passando por constantes mudanças, a sociedade moderna sente a necessidade de se adaptar a esses avanços da tecnologia, buscando aprimorar continuamente a eficiência e a eficácia em suas organizações. Pensando no futuro de suas empresas as organizações estão investindo na valorização do capital humano, usando estratégias para recrutar e selecionar pessoas, ou melhor, captar e selecionar os talentos. Nesta etapa abordaremos um assunto que tem preocupado as organizações sobre o recrutamento e quais fontes e meios de se recrutar pessoas.
Recrutamento segundo dicionário online de português significa convocar pessoal para determinado fim, as pessoas são atraídas pelas organizações para se candidatar a determinada vaga. Para Chiavenato “é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. Diz ainda Chiavenato que, para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção.
Quando há uma captação de talento nas empresas, o objetivo é que os candidatos se sintam atraídos pela mesma através de uma boa imagem no mercado de trabalho, além de oferecer melhores condições de trabalho, saúde e qualidade de vida, pois a procura de profissionais qualificados é muito grande e as organizações não esperam mais pela existência de determinada vaga, todos os dias elas selecionam pessoas e sempre procuram ter um talento para substituir o outro. Para que tenha sucesso na seleção de seus candidatos é preciso divulgar a vaga, atrair os candidatos qualificados para serem selecionados.
Fontes de recrutamento
Podemos destacar três fontes de recrutamento: recrutamento interno, recrutamento externo e recrutamento misto.
Recrutamento interno é aquele divulgado dentro da própria empresa onde o funcionário pode receber uma