Resenha do livro gestalt do objeto
A Gestalt afirma o princípio de que vem os as coisas sempre dentro de um conjunto de relações. Tal fato contribui para alterar nossa percepção das coisas. Como nos fenômenos de ilusão de óptica e, em outros exemplos, baseado em figuras geométricas. Introdução de elementos retos e inclinados = efeito de lente na região esférica.
Gestalt do objeto é um livro que trata de como fazer a leitura visual da forma, a partir de fundamentações científicas e de psicologia perceptual da forma o autor expressa cada questão por meio de tópicos e imagens.
LEIS DE GESTALT
Baseados numa série de experimentos, os psicólogos da Gestalt descobriram diversas leis de percepção, que são comuns a grande maioria das pessoas:
A Gestalt é dividida em 8 leis: Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhança, Pregnância da Forma.
1. Unidade – Uma unidade é identificada em um único elemento, que se encerra em si mesmo ou fazer parte de outros todos, ou seja, uma unidade podem ser agrupamentos organizados ou parte de um todo. São percebidas, através de relações entre os elementos que as constituem. É definida como um, ou mais de um, elemento que constitui um objeto. 2. Segregação – A segregação é a parte que se divide ou que se evidencia em relação às outras unidades, é o fator que contrasta no objeto com outros elementos. Percepção de formação de unidade(s) por diferenças de estimulação (por contraste) no campo visual ou na configuração com mais estimulação máximo de contraste do objeto, com menos estimulação médio contraste e com nenhuma estimulação nenhum contraste. 3. Unificação – A unificação consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos, nela se encontra harmonia e equilíbrio nos objetos, ou seja, Coerência visual de sua linguagem formal. Os fatores de proximidade e semelhança, geralmente, ajudam a promover e reforçar a unificação da figura. Fundamentada nos princípios: Harmonia, Ordem e Equilíbrio Visual