recrutamento e seleçao
Principais técnicas: Segundo Marras (2011), todo processo de seleção de pessoal baseia-se fundamentalmente na analise comparativa de dois campos: exigência do cargo que são as características que o cargo exige do profissional e características do candidato, que são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato possui para desempenhar as suas tarefas. As principais técnicas de recrutamento e seleção de pessoal utilizada pelo selecionador são: entrevista de seleção, onde são detectados dados e informações dos candidatos; análise comportamental; aplicação de testes práticos, situacional e psicológicos. A entrevista pessoal é a técnica de seleção que mais influencia a decisão final em relação ao aproveitamento ou não do candidato.
Principais variáveis: No processo de recrutamento interno a empresa beneficia-se nos seguintes pontos: velocidade do processo de recrutamento e seleção, processo admissional veloz, e não é necessário um treinamento introdutório. Os custos finais são quase zero e a motivação do empregado escolhido é maior. O recrutamento externo é o processo de captação de profissionais no mercado de trabalho para suprir necessidades da empresa no seu quadro efetivo. Suas principais variáveis são:
A variável tempo: que determina o tempo exigido pelo solicitante da vaga;
A variável custo: que representa a situação financeira da empresa para que se inicie um processo seletivo, e a identificação de fontes de recrutamento (agência de empregos,internet) e o custo que cada uma representa.
Tipos de pessoas: Segundo a PNL (Programação Neurolinguísticas), as pessoas são classificadas conforme a representação interna que fazem a partir de sua percepção da realidade. São elas:
Visuais: a pessoa é mais rápida, ansiosa, agitada e impulsiva, tem capacidade de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, gosta de prazos apertados e de