Recrutamento, Seleção, Admissão e Demissão
Resumo Capítulo 3 Livro “ Recursos Humanos Princípios e Tendências” – autor: Francisco Lancombe.
RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, ADMISSÃO E DESLIGAMENTO.
RECRUTAMENTO
- Atividade Permanente: o recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. È uma atividade permanente, é apenas a primeira etapa de um processo que termina com o contrato definitivo após o período de experiência.
Ao se abrir uma vaga, o ponto de partida para o recrutamento é a pesquisa no cadastro que a Empresa possui. Com base nas informações do cadastro, seleciona o perfil para o recrutamento.
- Como saber quem deve ser recrutado: só é possível recrutar a pessoa certa se soubermos antecipadamente o perfil desejado, isto é, as características pessoais e profissionais. É preciso saber o que espera do candidato, estabelecido nas descrições das funções. Para chegarmos ao perfil ideal, é preciso conhecer a cultura da Empresa, seus valores, sua ética e suas prioridades, bem como o chefe a quem o candidato vai se reportar. As pessoas a serem recrutadas e admitidas são as que devem ter condições de executar as estratégias da empresa, em conjunto com as que já foram anteriormente admitidas.
Entre os pré requisitos indispensáveis incluem: formação profissional, tipo de experiência, as características de personalidade, os conhecimentos e as qualidades que o candidato deve possuir. Para algumas posições a capacidade de inovar, as coragem, a persistência e outras características pessoais são muitos importantes, e nem sempre fácil avaliá-las num processo seletivo.
- As descrições de Funções: Porque fazer descrições de funções? São os seguintes objetivos:
Definir a função de forma ampla, indicando o que lhe é essencial, para que seu titular possa otimizar sua eficiência;
Oferecer meios para facilitar a coordenação e as comunicações entre as pessoas, dando melhores condições para um bom