Trabalho De Recrutamento E Sele O 2015
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Recrutamento: busca de candidatos, através dos meios que a empresa utiliza no sistema de informação para realizar a sua divulgação.
Recrutamento interno: havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la por meio do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos ou transferidos ou ainda transferidos com promoção. O recrutamento interno exige imensa e contínua coordenação e integração do órgão de recrutamento com os demais órgãos da empresa, e envolve vários sistemas. É um processo (ou transformação) de recursos humanos.
Principais vantagens: mais econômico; mais rápido; apresenta maior índice de validade e de segurança; é fonte poderosa de motivação para os empregados; entre outras.
Os tipos mais comuns de fontes internas são:
Notificação das vagas a serem preenchidas;
Notícias de vagas em aberto chegam aos colaboradores através de cartazes;
Indicação feita pelos empregados da empresa, ex-funcionários e candidatos que participaram de processos.
Mensagens na Intranet, entre outros;
Recrutamento externo: havendo vaga, a empresa procura preenchê-la com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.
Principais vantagens: traz experiências novas para a organização; renova e enriquece os recursos humanos; aproveita os investimentos em preparação e desenvolvimento de pessoais efetuados por outras empresas ou pelo próprio candidato.
Os tipos mais comuns de fontes externas são:
Consulta aos arquivos de candidatos;
Apresentação de candidatos por indicação de funcionários;
Cartazes ou anúncios em locais visíveis;
Escolas e universidades; anúncios em jornais e revistas; Agências de recrutamento etc.
Seleção: é um processo de comparação que consiste em escolher os candidatos mais adequados às oportunidades de trabalho que a empresa oferece.
1º Passo – Entrevista preliminar; na