Papel do administrador no processo de recrutamento, seleção, admissão e desligamento
Resumo
No trabalho a seguir será abordado o tema: às tarefas do administrador no processo de recrutamento, seleção, admissão e desligamento em organizações, o qual é cada vez mais presente na realidade do mundo atual e futuro. Os aspectos que envolvem práticas dessas tarefas tornaram-se uma discussão constante entre as organizações. O trabalho foi focado a teoria utilizada na pratica através da analise dos processos da empresa Junior do Centro Sócio-Econômico da UFSC a empresa Ação Junior e a empresa Asap, especializada em Headhunters (caçar talentos para as organizações).
Palavras-chave: Administrador; Recrutamento; Seleção; Desligamento
1. INTRODUÇÃO
A escola da administração científica, regida por pensadores como Taylor e Fayol, concedeu ao administrador o clássico papel de gerenciar recursos financeiros e organizar meios de produção, através da Organização Racional do trabalho (Chiavenato, Idalberto, Introdução a teoria geral da administração, 2009). Durante muito tempo a ênfase do administrar estava diretamente ligada a tentativa de encontrar métodos da ciência para a administração, de modo a aumentar a produção.
Essa premissa, porém, foi quebrada quando Mary Parker Follet e posteriormente Elton Maya trouxeram ao campo da administração noções mais humanistas de gerenciamento, ao perceberem que através delas a produtividade dos trabalhadores poderia aumentar. Assim as organizações preocuparam-se em integrar em