Recrutamento Relatório
Recrutamento Interno e Externo (Misto)
1- Fontes de Recrutamento utilizadas no processo e justificando a sua utilização;
As fontes de recrutamento foram levantadas junto ao gestor da área, podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa no mercado de recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; sites corporativos ou de empregos; escolas e universidades.
2- As necessidades do setor demandante que justificam o processo de recrutamento;
As contratações ocorrem por substituição, promoção ocorrida ou aumento do quadro de funcionários naquela área, o mercado tem estudantes com grande interesse em se capacitar, ter experiência para mais adiante ter novo crescimento na profissão escolhida.
3- Os resultados da pesquisa externa de RH;
Os colaboradores têm acesso às vagas abertas através da divulgação realizada e sabem quando não apresentam os requisitos ou não são aprovados, para que busquem os requisitos faltantes.
4- Quais serão os meios de Recrutamento adotados;
Iniciamos ao mesmo tempo o processo de recrutamento interno e externo. A vantagem interna é de dar oportunidade para o colaborador crescer na Empresa e o conhecimento que já tem nos procedimentos, o que facilita a rápida adaptação. Já o processo externo nos traz coisas novas, somar aos conhecimentos já existentes. O que gera mais resultado é relativo, pois o interno pode não se adaptar as novas atividades e vice versa.
5- Apresentar o tipo de Recrutamento escolhido (Interno, Externo, Virtual ou Misto), justificando seu uso para o caso específico através da apresentação da definição, vantagens e desvantagens de cada tipo.
Primeiramente com o recrutamento interno teremos as vantagens como maior rapidez: evita as demoras freqüentes no recrutamento externo, como por exemplo, a colocação de anúncios, a espera de respostas e ainda a demora natural do próprio