recrutamento misto
Desde que de enquadrem no perfil exigido
Desde que de enquadrem no perfil exigido
Tendo em vista a complexidade das vantagens e, principalmente, as desvantagens do Recrutamento Interno e do Recrutamento Externo, algumas organizações estão optando pela utilização do Recrutamento Misto.
Pode-se caracterizar o Recrutamento Misto como aquele que busca as vantagens dos dois métodos conhecidos de recrutamento: Interno e Externo, porém, minimizando o máximo possível suas desvantagens.
Geralmente, três aspectos fundamentais fazem parte do Recrutamento Misto.
Eles estão descritos a seguir:
Utiliza-se a forma de recrutamento externo seguido de recrutamento interno
Esse modo de realização do recrutamento representa o desejo da organização em obter maior entrada de recursos humanos do que na sua transformação. Para essa finalidade, a empresa se interessa por profissionais qualificados. Caso esses candidatos sejam externos, isso não é critério de exclusão. E, também há possibilidade desse empregado ser buscado dentro do quadro de funcionários da instituição, desde que apresentem a qualificação esperada para exercer a função do cargo em aberto.
Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo
Primeiramente a organização busca em seu quadro de funcionários pelo candidato a vaga em aberto. Porém, é exigida a qualificação profunda para exercer a mesma e, caso os funcionários não apresentem essa qualificação, a empresa irá buscar no recrutamento externo pelo profissional ideal.
Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente
Mesmo oferecendo oportunidades para seus próprios colaboradores, a empresa não apresenta visão fechada, desejando transformação também. Sendo assim, abre-se ao mesmo tempo, oportunidades para o recrutamento de candidatos que não fazem parte de seu quadro de funcionários, desde que de enquadrem no perfil exigido pela vaga em aberto.