Recrutamento Misto
Consideramos algumas fontes e parceiros de recrutamento:
- Instituições de Ensino (Técnico, Médio, Graduação, Pós Graduação, Profissionalizante, Qualificação profissional e afins);
- Sites;
- Jornais (Locais, Nacionais, regionais) e Mídias;
- Instituições diversas (Ongs, Associações, Igrejas, eventos, etc);
- Anúncio (s) na porta da empresa ou consultoria;
- Agência de Emprego, Consultoria de RH; Outplacement e afins;
- Indicação de candidatos ou funcionários;
- Indicação de empresas parceiras, fornecedores e clientes;
- Internet e seus recursos;
- Etc.
Em aspectos gerais, a escolha de fontes de recrutamento varia conforme perfil da vaga, criatividade do recrutador e recursos financeiros e institucionais da empresa.
1.3 - Análise e triagem de currículos oriundos destas ações
O currículo é praticamente o “cartão de visita” dos candidatos recrutados ou interessados em oportunidades de trabalho junto a uma empresa. Não temos uma “fórmula” mágica ou modelo padrão, pelo contrário, nossa experiência ilustra uma grande diversidade na conduta de confeccionar este “cartão de visita”. Embasados em nossa experiência, sugerimos:
• Origem: A palavra Currículo Vitae é de origem latina e traduz-se como “trajetória de vida”. Hoje em dia, não utilizamos mais esta nomenclatura e nem é necessário colocar “Currículo”. Indicamos como Título, o nome do candidato.
• Abas: é necessário dados pessoais (endereço, telefone, bairro, CEP, estado civil, nacionalidade e e-mail), Objetivo (Departamento e cargo de interesse), Experiência profissional (Empresas onde já trabalhou, tempo que permaneceu, destacando cargo, data de entrada, saída e síntese de atividades