Recristalização uem
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
PRÁTICA: TÉCNICA DE PURIFICAÇÃO: RECRISTALIZAÇÃO
Equipe:
Ariane Soares Molke – RA 80196
Julia Ito – RA 77509
Marco Antônio Suk – RA 80193
Nathália Lucena – RA 80201 Rafael Luz – RA 81288
Turma 005
Professor:
Rodrigo Meneghetti Pontes
MARINGÁ – PARANÁ
Abril – 2012
1. INTRODUÇÃO
A recristalização [1] é um método para purificação de substâncias sólidas, substâncias estas que raras vezes se encontram puras na natureza ou que se formam puras com uma reação de síntese. Este método está fundamentado na idéia de diferença na solubilidade das substâncias sólidas em solvente adequado, para diferentes temperaturas.
A recristalização consiste na dissolução de certa quantidade da substância a ser purificada em um determinado solvente com temperatura alta, uma vez que a maioria das substâncias sólidas é mais solúvel em temperaturas mais elevadas. Desta forma tem-se no fim que as impurezas estarão retidas no solvente após um resfriamento da solução, formando então os cristais da substância purificada. Desta cristalização do sólido, logo, deriva o nome do método como recristalização.
O sucesso deste método está relacionado diretamente com o solvente escolhido para a recristalização de um sólido. Um bom solvente deve apresentar as seguintes características:
1) Dissolver grande quantidade da substância em temperatura elevada e pequena quantidade em temperaturas baixas;
2) Dissolver impurezas mesmo a frio, ou então não dissolvê-las mesmo a quente;
3) Ao ser resfriado, o solvente deve produzir cristais bem formados do sólido purificado, os quais devem ser facilmente removidos da solução.
Outros fatores, tais como a facilidade de na manipulação, a volatilidade e os custos também devem ser considerados para a realização deste