recreação
O capítulo que se introduz fará o estudo objetivo da pesquisa tratando sob sistemas e métodos os dados empíricos colhidos. O tratamento científico dos dados colhidos é necessário para alcançar qualquer objetivo de uma pesquisa, seja qualquer área de atuação.
No turismo, o conhecimento é fundamental para a elaboração de planos e projetos e pesquisa em todas as áreas de atuação, sendo a metodologia científica uma importante ferramenta tanto na orientação de ações em microescala, no âmbito empresarial, quanto em macroescala, no caso do planejamento. (DENCKER, 1998, p. 24)
O trabalho se caracterizará tanto como um estudo quantitativo como qualitativo. Enquanto a primeira, utilizando-se da estatística, elucidará um resultado absoluto e relativo aritmeticamente, a segunda fará uma análise contextualizada das ocorrências estatísticas, convergindo ambos os resultados, poder-se-á, sob uma abordagem indutiva, levantar o perfil do profissional do lazer do Triângulo Mineiro. Para tal, foi necessário fazer uma amostragem do universo de atuação desses profissionais, colhendo os dados dentro dos limites de fronteira da região do Triângulo Mineiro, atingir os profissionais em questão que são os monitores responsáveis pelo lazer e recreação das empresas turísticas. Para o levantamento estatístico, então, foi elaborado um questionário (apêndice 1) com 15 questões suficientes para responder os objetivos da pesquisa. Em cima desse levantamento quantitativo será feita uma análise qualitativa, a qual sob as argumentações interpretativas, induzirá ao perfil do recreador na região.
Descrição dos Dados
O questionário proposto fora enviado a diversos monitores que atuam em diversas empresas notadas nos municípios da região.
Inicialmente foi feita uma identificação dos municípios do Triângulo Mineiro. Em seguida foi feita uma sondagem para detectar quais municípios possuem empresas turísticas que oferecem serviços