recreação e trabalho
O texto se desenvolve a partir da exposição da constituição do lazer no mundo ocidental - evidenciando suas repercussões no Brasil - compreendendo os diversos sentidos incorporados pelo termo. Apresentaremos também alguns estudos concernentes às relações entre recreação, lazer, a ética do trabalho e a própria Educação Física.
Constituição do lazer no mundo ocidental e suas repercussões no Brasil
Werneck (2000), resgatando a trajetória histórica dos significados do lazer; demonstra que os distintos contextos sócio-políticos imprimem diversificados sentidos ao termo.
Na civilização greco-romana o lazer estava relacionado ao ócio, significando repouso, prazer, liberdade e reflexão, noção ligada aos sentidos de cultura e educação da aristocracia grega, que com seu ideal de educação do homem integral estabelecia com o trabalho uma distante relação, caracterizando a vida produtiva como um fator/elemento impeditivo à possibilidade de criação, satisfação, emancipação do espírito e contemplação oferecidos pelo lazer. Considerado como um privilégio de classe exigia certas condições educacionais, socioeconômicas e políticas para seu usufruto.
Com ascensão da sociedade romana e o nascimento do cristianismo outros valores são incorporados pelo lazer. A moral cristã reconhecia no trabalho um meio de salvação e purificação da alma, até mesmo o lazer, ainda não caracterizado como um "tempo livre", deveria