Recreação, em parques praças e clubes
Atualmente essas brincadeiras vêm sendo muito utilizado pelos professores em sala de aula, para estimular a imaginação da criança, ajudando-as a memorizar números dias da semana, meses nomes de cidade e temas diversos, o professor pode criar e alegrar o momento educacional da criança.
Exemplos: Corre cotia na casa da tia, Corre cipó na casa da avó, Lencinho na mão caiu no chão, Moça bonita do meu coração, um, dois, três,
Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, chegou minha vez,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.
Tem como objetivo vivenciar a cultura, refletir sobre a escrita, aproximar os alunos do texto.
Jogos tradicionais infantis
Introdução:
Os jogos tradicionais fizeram parte das gerações passadas e continua presente na geração atual. Esse tipo de jogo varia de região para região e possui um significado de natureza mágico-religiosa. São transmitidos oralmente de geração em geração, no entanto conforme os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam-nos a sua maneira de ser e de viver. Objetivando o desenvolvimento cognitivo e sociocultural.
Exemplo: Bolas corredoras
Dividem-se as crianças em duas equipes com um número de crianças entre 5 e 10 elementos cada, estando ambas intercaladas num único círculo. Não se podem colocar dois companheiros da mesma equipe seguidos. Todas as crianças estão viradas para o centro do círculo.
Depois de se formar o círculo, dá-se uma bola a uma criança de cada equipe. As duas devem estar na frente uma da outra e cada uma num extremo oposto do círculo. A um sinal, cada criança passa a bola rapidamente à companheira da direita, esquivando-se