Fisiologia
Verificando-se na pratica que todos os alunos apresentaram freqüência de pulso normal considerando as cinco propriedades como freqüência, ritmo, tensão, amplitude e forma. Verificando que o coração de uma pessoa normal em repouso tem cerca de 70 a 80bpm(batidas por minutos). Sendo que a posição do corpo em decúbito-dorsal, a FC é mais baixa do que na posição ortostática. As mulheres têm a FC geralmente mais elevada que os homens com o mesmo condicionamento físico.
Segundo Brunner (2006), a avaliação do ritmo do pulso é tão importante quanto a da freqüência. São normais as variações menores na regularidade do pulso. A freqüência do pulso, principalmente nas pessoas jovens, aumenta durante a inspiração e letífica durante a expiração. Isso é chamado arritmia sinusal.
A Pressão Arterial (PA) é definida pela força exercida pelo sangue por unidade de superfície da parede vascular, refletindo a interação do débito cardíaco com resistência periférica sistêmica. A PA é representada pela pressão sistólica (PAS) e pela pressão diastólica (PAD). A PAS representa a mais alta pressão nas artérias, estando intimamente associada à sístole ventricular cardíaca. A PAD representa a menor pressão nas artérias ocasionada pela diástole ventricular cardíaca, quando o sangue está preenchendo as cavidades ventriculares (Polito, 2003).
A pressão de pulso é um reflexo do volume sistólico, velocidade de ejeção e resistência vascular sistêmica. Ela é normalmente de 30 a 40 mm Hg, indica de que modo o paciente mantém o débito cardíaco. O seu aumento eleva o volume sistólico (ansiedade, exercício, bradicardia,), reduzem a resistência vascular sistêmica (febre) ou reduzem distensibilidade das artérias. Quando mela está diminuída, tem-se uma condição anormal que reflete o volume sistólico e a velocidade de ejeção ou obstrução ao fluxo sanguíneo durante a sístole. (BRUNNER, 2006).
O exercício físico realizado regularmente provoca importantes adaptações autonômicas e