JOGOS RECREAÇÃO E LAZER
Prof.ª Terezinha Casseb
1. HISTÓRICO DA RECREAÇÃO
A Recreação teve a sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna. Essa manifestação da vida humana se transformou em danças primitivas de caráter de adoração, rituais fúnebres, invocação dos deuses, com o aspecto recreativo de alegria e vencimento de um obstáculo. As atividades sociais dos adultos representadas pelos jogos coletivos de culto religioso foram divulgadas de geração em geração pelas crianças em forma de brincadeiras.
O movimento da Recreação sistematizada iniciou na Alemanha em 1774, com a fundação do Philantropinum por J. B. Basedow, anteriormente professor de uma escola de nobres na Dinamarca, onde ficara impressionado com as atividades físicas praticadas na época: equitação, lutas, corridas e esgrima.
O método de ensino dinamarquês, mais a leitura de Emílio de Jean Jacques Rousseau influenciaram sobremaneira Basedow para a fundação do Philantropinum, fato esse concretizado depois de uma série de dificuldades iniciais. O currículo dessa instituição consistia de cinco horas de matérias teóricas, duas horas de trabalhos manuais e três de recreação, incluindo esta última a esgrima, a equitação, as lutas, a caça, a pesca, excursões e danças. A concepção basedowiana de ensino ameno e recreativo previa a preponderância dos jogos para os primeiros anos escolares e a preparação física e mental para as classes maiores.
Simon, seu colaborador, foi o primeiro a imaginar e agrupar os exercícios de acordo com a faixa etária dos alunos. Du Tair, por sua vez, introduziu novos exercícios, a saber: natação, patinação, tiro ao alvo, levantamento e transporte de pesos.
A contribuição de Froebel foi com a criação dos jardins da infância (ou parques de recreios), onde as crianças brincavam na terra. Nos jogos, a utilização de material variado, valorizou a Recreação na