Recozimento
O Recozimento tem como objetivos: remover tensões decorrentes de tratamentos mecânicos a frio ou a quente; reduzir a dureza; aumentar a usinabilidade; facilitar o trabalho a frio; regularizar a textura bruta de fusão; eliminar os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânico anterior.
Microestrutura obtida: Perlita grossa (com dureza na faixa de 80 HRB a 20 HRC) + ferrita pró-eutetóide para hipoeutetóides; Perlita grossa e cementita pró-eutetóide para aços hipereutetóides.
TIPOS DE RECOZIMENTO:
RECOZIMENTO PLENO - O recozimento total ou pleno consiste em aquecer o aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguido de um resfriamento muito lento, ou mediante o controle da velocidade de resfriamento do forno ou desligando-se o mesmo e deixando que o aço resfrie ao mesmo tempo que ele. Nestas condições obtém-se perlita grosseira que é a estrutura ideal para melhorar a usinabilidade dos aços de baixo e médio carbono.
RECOZIMENTO ISOTÉRMICO OU CRÍTICO:
Aquecimento até a total austenitização, seguido de resfriamento até a temperatura de formação de perlita grossa. Permanência nesta temperatura até transformação (isotérmica) total, seguida de resfriamento rápido até a temperatura ambiente a microestrutura final é mais uniforme que no recozimento pleno, isto é não apresenta variações entre a superfície e o núcleo.
RECOZIMENTO PARA ALIVIO DE TENSÕES:
Consiste no aquecimento do aço a temperaturas abaixo do limite inferior da zona crítica e o objetivo é aliviar as tensões originadas durante a solidificação ou produzidas em operações de transformação mecânica a frio, como estampagem profunda, ou em operações de endireitamento, corte por chama, soldagem ou usinagem.
RECOZIMENTO PARA ESFEROIDIZAÇÃO:
A esferoidização tem como objetivo alterar a microestrutura da cementita (Fe3C) de lamelar para esferoidal. A microestrutura formada