Recozimento
Recozimento
Augusto Sérgio Kutzner
Guilherme Rudieri
Jardel Comparsi
Lauricio de Santis B. Piccoli
Marcelo Chagas
ALEGRETE
2013
Introdução:
Neste trabalho foi analisada a dureza de quatro aços após o recozimento sendo eles:
-AÇO 1010= 56,9HR
-AÇO 1020= 81,7 HR
-AÇO 1050= 84,2 HR
-AÇO 1080 = 87,2 HR
Recozimento
O recozimento é o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta de fusão, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido anteriormente submetido. Principais objetivos do processo: tornar o material mais mole, dúctil e tenaz, aliviar tensões e produzir uma microestrutura específica.
O recozimento segundo Copaert (1965, p. 126) “ [...] o carbono nos aços comuns forma um carboneto com o ferro. Este carboneto é extremamente duro. Por este motivo, quanto maior o teor de carbono, maior será a quantidade de carboneto presente e, portanto, mais duro será o aço.”
Segundo Callister (2002, p. 227) “recozimento se refere a um tratamento térmico no qual um material é exposto a uma temperatura elevada por um período de tempo prolongado, sendo ele então resfriado lentamente”.
Representação gráfica de o tamanho de grão em diferentes tipos de tempo e aquecimentos:
. Os processos de recozimento subdividem-se ainda Processo de recozimento total ou pleno, recozimento isotérmico ou cíclico, coalescimento ou ainda recozimento para alivio de tensões, recozimento subcrítico, esferoidização ou coalescimento definição e normalização.
Recozimento Isotérmico ou cíclico: Consiste no