Tipos de recozimento
É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários seguintes objetivos: remover tensões devidas ao tratamentos mecânico a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade etc., modificar os característicos elétricos e magnéticos, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamento térmicos ou mecânicos a que o aço tiver sido anteriormente submetido. O tratamento térmico genérico recozimento abrange os seguintes tratamentos específicos:
* Recozimento para alívio de tensões (utilizado em qualquer liga metálica). * Recozimento para recristalização (utilizado em qualquer liga metálica). * Recozimento para homogeneização (utilizado em peças fundidas). * Recozimento total ou pleno (utilizado nos aços). * Recozimento isotérmico ou cíclico (utilizado em aços). * Recozimento em caixa (utilizado em aços).
RECOZIMENTO PARA ALÍVIO DE TENSÕES
O objetivo do recozimento para alívio de tensões é de remover tensões internas que são originadas de processos como tratamentos mecânicos, soldagem, corte e etc. Na temperatura de recozimento não podem ocorrer transformações de fase, deve-se evitar muito altas devido ao risco de distorções. Que consiste no aquecimento do aço a temperaturas abaixo do limite inferior da zona crítica. O objetivo é aliviar as tensões originadas durante a solidificação ou produzidas em operações de endireitamento, corte por chama, soldagem ou usinagem . Essas tensões começam a ser aliviadas a temperaturas logo acima da ambiente; entretanto, é aconselhável aquecimento lento até pelo menos 500ºC para garantir os melhores resultados. De qualquer modo, a temperatura de aquecimento deve ser a mínima compatível com o tipo e as condições da peça, para que não se modifique sua estrutura