Ciência dos materiais
Uma diferença importante entre tratamento térmico e processo de fabricação.
O processo de fabricação produz um objeto conferindo-lhe uma forma.
O tratamento térmico altera as propriedades mecânicas de uma determinada peça. Assim sendo, os tratamentos térmicos estão relacionados à modificação das propriedades mecânicas dos materiais sem alterar sua forma e composição química. Esta modificação é obtida com a alteração da microestrutura dos materiais.
Tratamentos Térmicos
A modificação das propriedades mecânicas também pode ser obtida pela modificação na composição química que é denominado tratamento termoquímico pois há alteração da composição química e são aplicados modificar a região superficial de um componente metálico.
Tratamentos térmico pode ser definido da seguinte maneira:
Tratamento térmico é um ciclo de aquecimento e resfriamento controlado com o objetivo de alterar as propriedades mecânicas de um objeto sem mudar sua forma e composição química.
Tratamentos Térmicos e Superficiais
O procedimento utilizado na execução dos principais tratamentos térmicos e tratamentos superficiais aplicados em materiais metálicos ferrosos, pode ser relativamente simples, entretanto o processo ao qual está passando o material é extremamente complexo necessitando para o seu entendimento uma boa fundamentação teórica em materiais e o uso de algumas ferramentas para os resultados sejam os desejados. Tratamentos Térmicos
A modificação da microestrutura durante o tratamento térmico melhora algumas propriedades mecânicas mas pode ocasionar a diminuição de outras e portanto devem ser estabelecidos critérios para que as propriedades obtidas na peça tratada sejam adequadas ao uso projetado.
Algumas propriedades que podem ser modificadas num tratamento térmico são:
• Redução de tensões internas residuais;
• Aumento ou redução de dureza;
• Aumento da resistência mecânica;
• Aumento da ductilidade;
• Aumento da