paisagismo
RESENHA
Balneário Camboriú
2013
Luana Cristina Pereira
Resenha do Artigo Parques Urbanos
Resenha solicitada pela disciplina de paisagismo, sobre a orientação do professores , Josildete Pereira de Oliveira e Eliane Maria Benvegnú, na Universidade do Vale do Itajaí, curso de Arquitetura e Urbanismo, sexto período.
Balneário Camboriú
2013
Scalise, W. Parques Urbanos – Evolução, projeto, função e uso. Revista Assentamentos Humanos, Marília, V4, n.1, p17-24, 2002.
Walnyce Scalise Arquiteta e Urbanista pela USP, Mestre em Comunicação, Professora de Paisagismo e Projeto Urbano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília - Unimar.
Este artigo relata sobre Parques Urbanos e as suas evoluções conforme os anos vão passando. Entre o processo de urbanização contemporânea e a preservação do meio ambiente, os parques surgem com novos contornos culturais e estéticos, desenhando o perfil, entorno e identidades como tempos, funções e usos.
Os parques são equipamentos públicos urbanos sendo propagados pelas experiências inglesas, francesas e americanas. Para o termo parque existem varias referencias, mais todas trazem a arborização e a recreação como ponto principal.
Conforme os anos foram passando os parques foram mudando, tendo novas características e instrumentos. No Século XIX os parques se preocupavam com as demandas de equipamentos para recreação e laser. Já século XX busca novos espaços verdes, expressando uso coletivo. Com isso podemos afirmar que os projetos paisagísticos mudam as suas funções e usos, pelo fato das grandes mudanças que ocorre com a vida da população.
Existem vários parques fora do nosso país que são considerados excelentes, um deles é o parque La Villete, pela sua dimensão, custos e carga figurativa, para testemunhar a arquitetura no jardim.
Mais o Brasil não fica fora, tendo parque Abaetê de Salvador